Dicas sobre Emprego

Como funcionam os sites de vagas de emprego?

empregos

A forma de procurar trabalho mudou. Agora a sociedade é digital e o mercado de trabalho acompanha isso. Para a maioria dos cargos, não funciona mais deixar o currículo nas empresas e torcer para ser lembrado quando abrirem oportunidades. A dinâmica é mais ou menos assim: as companhias cadastram as vagas abertas nos sites de empregos e quem está em busca de recolocação profissional insere seu currículo nessas plataformas, podendo se candidatar a oportunidades específicas.

Às vezes também ocorre uma busca ativa por parte dos empregadores, que pesquisam pelos currículos disponíveis nos portais e entram em contato com os possíveis candidatos. Essas ferramentas surgem para aumentar a empregabilidade no país, visto que é possível participar da primeira etapa dos processos seletivos sem nem sair de casa.

Neste post, reunimos alguns dos principais sites de empregos do país. Confira abaixo quais são, como cada um deles funciona e saiba como encontrar a vaga perfeita para você!

empregos

Veja quais são os 7 portais de empregos que você precisa conhecer

Catho

O Catho está entre os maiores portais brasileiros de oferta de vagas, funcionando como um canal de contato de candidatos em busca de empregos, empresas e consultorias de recursos humanos (RH). São mais de 200 mil vagas anunciadas na plataforma, sendo que 700 pessoas por dia conseguem trabalho a partir dela. O serviço é pago e oferece um período gratuito de teste, de 30 dias.

Indeed

O Indeed foi criado nos Estados Unidos em 2004 e hoje está presente em mais de 50 países, em 28 idiomas. Ele reúne vagas publicadas por diferentes sites, que vão de portais de empregos, consultorias de RH a páginas de empresas e classificados, por exemplo. As pessoas podem se candidatar às vagas pela ferramenta e cadastrar o currículo para futuras oportunidades. Além disso, traz informações referentes a tendências do mercado de trabalho, salários e índice de competição por vagas.

Vagas

O site Vagas.com.br reúne diversos tipos de oportunidades, como empregos, estágios e trainees. Já na página inicial é possível buscar pelas vagas, porém, é preciso realizar um cadastro para se candidatar a elas. O portal também conta com dicas para se sobressair profissionalmente, montar um currículo, criar um planejamento de carreira e informações sobre direitos do trabalhador, como o seguro-desemprego. No total, mais de 3 mil empresas anunciam suas oportunidades na plataforma.

Infojobs

O InfoJobs se classifica como uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos, com ferramentas avançadas para a gestão de processos seletivos. Os candidatos podem cadastrar os seus currículos gratuitamente no portal e, ao se candidatarem para uma oportunidade, terão acesso ao status da seleção. Já as empresas podem procurar por candidatos tendo acesso à base de currículos, sendo indicados os que mais se enquadram nos critérios definidos por ela.

Trabalha Brasil

O Trabalha Brasil é uma plataforma mantida por profissionais de RH e TI e funciona como um classificado online, facilitando o contato entre quem está procurando emprego e quem está contratando. O sistema é gratuito tanto para os candidatos quanto aos empregadores. São mais de 11 milhões de currículos na base, 1 milhão de vagas anunciadas, 5 milhões de visitantes por mês e 77 milhões de páginas visitadas. O portal também é conhecido por fazer uma média salarial dos cargos do mercado, nos níveis trainee, júnior, pleno, sênior e master, e em empresas de pequeno, médio e grande porte. As informações são de currículos cadastrados no Banco Nacional de Empregos e contribuições salariais do Salário BR nos últimos 12 meses.

empregos

LinkedIn

Apesar de muitos conhecerem o LinkedIn apenas como uma rede social corporativa, onde as pessoas compartilham posts inspiracionais e suas experiências profissionais, ele também tem uma plataforma de anúncio de vagas. Além disso, os empregadores buscam ativamente por candidatos nesta plataforma, sendo muito importante manter o seu perfil atualizado.  O próprio LinkedIn divulgou algumas dicas para quem quer dar um upgrade na carreira com a ajuda da rede, como: ter uma boa foto de perfil; colocar um título profissional criativo e original; inserir experiências como trabalhos voluntários, intercâmbios, cursos de idioma e certificados. Confira o material completo.

CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é um pouco diferente dos outros sites apresentados por ter como foco as vagas de estágio. É um portal governamental, que concentra oportunidades em todas as regiões do Brasil. Ele possui ferramentas para o candidato fazer o upload dos seus certificados e montar o currículo diretamente no site. Também conta com conteúdos para estudantes que querem ingressar no mercado de trabalho. Lembrando que para trabalhar online é necessário possuir uma internet de alta velocidade, pois você não irá querer ficar na mão! Conheça os planos da NET pelo site https://netcombomais.com.br

E então, o que você achou deste conteúdo? Espero que ele o ajude a encontrar uma vaga de acordo com o seu perfil. Além de fazer uma busca nos sites citados, fique de olho também nos jornais da sua cidade, nos portais das empresas em que você deseja trabalhar e nos sites das universidades, todos eles costumam trazer compilados de vagas abertas.

Acompanhe o nosso blog e confira em outros materiais como a tecnologia pode ser aliada em diversos outros aspectos da sua vida. Esperamos a sua visita!